As Crianças Trocadas, por Elle Casey

14 novembro 2013
As Crianças Trocadas – Série A Guerra dos FAE #1, por Elle Casey
Geração Jovem, 288 páginas (Parceria)
Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem?

Jayne Sparks não gosta muito da escola e acha uma perda de tempo estar em sala de aula, ela tem Tony Green como grande amigo mesmo que ele não seja convencionalmente o aluno mais popular ou bonito. Num dia comum ao saírem da escola Jayne provoca um aluno e é surpreendida quando Tony aponta uma arma para o garoto. Depois do ocorrido Tony a convence a fugir, declarando saber não só o segredo que Jayne quer esquecer, como também uma novidade bastante intrigante. Eles partem para Miami com algumas barras de cereal e suco em caixinha e uma pouca quantia em dinheiro, e ao chegarem a cidade encontram Jared, um garoto com aparência de mendigo que lhes oferece abrigo e comida. Jayne e Tony são levados a um armazém e lá conhecem outros adolescentes: Samantha, Beckie, Spike, Chase e Finn.
Quando Spike chega com um folheto informando uma proposta de uma empresa todos eles se interessam, afinal 500 reais estavam em jogo. Todos fazem um teste que está sendo comandado pelo Sr. Dardennes e no final do dia recebem a resposta, apenas Samantha não foi aceita para o misterioso experimento da empresa. No dia seguinte todos sobem a bordo de um avião e lá são dopados até chegaram a uma cabana onde são auxiliados de sua missão que é principalmente sobreviver a dois dias em uma floresta sem regras e amarrar suas respectivas faixas em quatro balizas.
Eu tinha ficado muito curiosa com esse livro quando ele chegou aqui em casa e ao ler sua descrição criei muitas expectativas a respeito dele, mas não foram supridas.
A trama é bastante criativa, o mundo dos FAE criado pela autora é inovador e fascinante, mas faltou mais detalhes. A autora pecou pela pressa, toda a história se passa num período muito curto e as informações são dadas de forma brusca e escassa.
O mistério que envolvia o padrasto de Jayne foi uma das coisas que me incomodou, a autora nos dá tão pouco do que aconteceu, explorando o fato por alto abreviando, como esse foi um dos motivos principais para eles fugirem fiquei esperando até o final mais detalhes, e nada. Assim também os poderes dela, que ser sã iria achar normal ganhar dons do nada?
Senti falta de um aprofundamento nos personagens eles foram pouco delineados, apresentados de forma sucinta. Sabia o papel deles na trama, mas faltou aquele ingrediente que faz o leitor se sentir parte da história.
Jayne, por ser a narradora até que nos passa toda a sua personalidade, desbocada e insistente ela não tinha medo de dizer o que pensava, mesmo que isso fosse gerar consequências. Ela falava muitos (muitos) palavrões o que me incomodou um pouco, é estranho ver uma pessoa tão nova com a boca tão suja.
Tony é o contrário de Jayne, ele é calmo, estudioso e inteligente. Sempre pensando com cautela e ponderando no que é melhor para todos, principalmente Jayne.
Os adolescentes do armazém também foram pouco delineados, Spike que chamou a atenção de Jayne pelo sorriso, e Chase por falar apenas quando necessário. Beckie parecia apenas uma criança no meio deles e sempre estava feliz, ao contrário de Samantha sempre emburrada, mas que como não foi escolhida para o experimento pouco aparece. Jared me pareceu suspeito desde o início, achei muito estranho ele querer tanto ajudar Jayne e Tony quando eles chegaram a Miami.
No final o grupo precisa tomar uma decisão e a resposta de um deles foi o que me fez ficar curiosa. E então o livro acabou. Espero que o segundo livro seja mais desenvolvido tanto nos personagens quanto na trama ainda mais porque somente no final foi revelado sobre os FAE e o seu papel no mundo.

Série A Guerra dos FAE
As Crianças Trocadas #1
Call to Arms #2
Darkness & Light #3
New World Order #4

13 comentários:

  1. Que pena que o livro não supriu suas expectativas. A capa é tão linda e a premissa é bem interessante. Eu já passei por isso em alguns livros, o autor correu tanto que a história ficou mal desenvolvida.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Lindo Blog!!!

    Seguindo e Curtido! Retribui?
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/especial-na-minha-estante-autora.html
    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!

    Que pena que o livro a desapontou um pouco.Pela sua resenha percebi que esse livro foi mais uma introdução, talvez um pouco extensa da história. Gostei da premissa e quem sabe o segundo não melhora. A capa está linda também.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Raquel, e apesar da temática abordada ser bem interessante, confesso que o livro não me chamou muito a atenção, principalmente pelo fato das personagens não terem sido tão bem moldadas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Curti a resenha Raquel, porém não curti o livro, sei lá me lembrou Starters e JV, sei lá se iria ler
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  6. A capa é bonita, mas o livro não tinha nada que me conquistasse, principalmente quando soube que os personagens são não são tão aprofundados. Não acho que eu leria, principalmente por ser uma série, e no momento o que eu mais quero é fugir disso.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Raquel, adorei sua resenha, amei da sinopse à capa, mas é livro seriado. Vou te dizer uma coisa, estou evitando comprar livros que sejam série, tá complicado acompanhar, fica caro e ficamos nervosas esperando as editoras lançarem todos os livros. Mas daqui um tempo quem sabe? Anotei o nome do livro, porque o gênero tem muito a ver comigo e acho que meu filho vai adorar ler.
    Obrigada pela dica.
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser realmente muito
    Gostei da ideia de série

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OI! Pelo visto o livro é bem introdutório, percebi pela resenha que muitas perguntas ficaram no ar, isso é bom para atiçar a curiosidade, mas em excesso acaba deixando o leitor insatisfeito. Eu quero ler ainda esta semana, e tomara que curta . Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Nossa que pena que não gostasse tanto assim do livro? Isso é triste mesmo. Pior é essa parte do mistério do padrasto, se era algo importante tinha que ser bem explicadinho. Acho que as vezes eles se esquecem e a mente vai mais rápido.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel, nossa eu já tinha lido varias resenhas sobre o livro, e todas elogiaram de fio a pavio, seri cheguei a me encantar tanto pelo livro que estava a procura dele. Ainda bem que eu decidi visitar o blog. Hahahahahaha
    Como sempre você sendo sincera a uma leitura. Em mostrar os pontos negativos dela que vejo que o livro não era tudo aquilo. Ao menos não fico naquela expectativa ao ler.Assim não estraga a leitura e não fico decepcionada.
    Sim, eu vou querer o livro porque você bem me conhece e sabe o quanto eu adoro uma historia de fantasia, ainda mais quando ela vem com mistério.
    Parabéns flor pela resenha! Pode parecer clichê eu sempre dizer isso, mas é pura verdade.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa conhecia esse livro agora RSSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  13. A capa do livro é linda, mas a história não me interessou tanto e que pena que tu também não gostaste. Ótima resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !