Querer sem Medida, por Gilmar Marcílio

03 abril 2013

Querer sem medidaQuerer sem Medida, por Gilmar Marcílio
Belas Letras, 160 páginas (Parceria)
Para quem tem sensibilidade, tudo tem o que contar. Lugares, pessoas, animais. A intensidade do olhar de um cão, a leveza das manhãs de domingo, o aprendizado com as perdas que a vida impõe, ou simplesmente o silêncio – tudo se transforma em poesia nestas histórias que se desenrolam junto com a sensação de que são as pequenas coisas que nos fazem querer sem medida. Que nos fazem querer viver, pois nossa única certeza é que estamos todos a serviço da transitoriedade – os grandes e os pequenos. Neste livro do filósofo e escritor Gilmar Marcílio, a memória, a filosofia e a crônica são a matéria-prima para fazer o leitor refletir e se emocionar a cada página.
Este é um livro para pensar, um livro de sensações. Não esperava uma leitura tão tocante, de fato a capa mostra uma simplicidade bela que me encantou, porém não esperava pelo que li, após a leitura me pergunto porque não procurei algumas resenhas já publicados sobre ele.
Neste pequeno livro nos deparamos com cinquenta e três crônicas muito bem escritas. Eu que não tenho costume de ler crônicas me impressionei um pouco, notei que o pouco que sabia sobre o gênero era totalmente equivocado.
A Crônica tem por finalidade nos fazer refletir sobre o nosso cotidiano, o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.
Foi exatamente o que aconteceu com a minha leitura. Cada capítulo, ou cada crônica, abordava um tema diferente, mas falando de sentimentos, de atitudes. Citando renomados escritores como Goethe, Hobbes, Fernando Pessoa, entre outros; o autor nos leva a uma linha de pensamento de como levamos a vida.
Sobre o que deixamos de fazer, como olhar o céu para apreciá-lo e não para saber se é dia ou noite. Fala também dos animais e da forma que são tratados hoje em dia, além de abordar família, sonhos, as flores, e tantos outros assuntos retratados com intensidade e riqueza.
Esta foi uma leitura tão saborosa que queria tê-la apreciado mais, não senti que ao ler uma crônica seguida de outra que a entendia por completo. Até cheguei a comentar com minha irmã que me senti perdida as vezes, já que não tem um personagem e um seguimento como uma história, e as palavras dela foram: “Normal”.
Anotei tantos parágrafos que é impossível selecionar apenas um para colocar aqui, este é um livro que todos deveriam ler, até mesmo quem não é familiarizado com crônicas como eu, como disse Zilda Mara da Cachola Literária: “Após a leitura de Querer sem medida sua visão mudará em relação a muitos assuntos abordados no livro e consequentemente, o seu interesse pelo gênero também ficará mais aguçado.”. E sei que assim como Pollyanna este será um livro que vou reler a cada ano, pelo menos uma crônica.

14 comentários:

  1. Se eu disser que não gosto de crônicas ficará brava? rsrs...
    Mas adorei a capa, amo cachorros! *-*

    ResponderExcluir
  2. Estou pecisando ler um livro nesse estilo!
    Gostei da dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Uma cronica bem feita tem o poder de nos fazer refletir sobre um determinado tema por mais que este seja de uma simplicidade tamanha. O livro trás 53 e aposto que em alguma delas vou me emocionar. Sim, apesar de não ler muitas cronicas vou arriscar. Espero que goste tanto como gostei da capa.

    ResponderExcluir
  4. A capa já tá super fofa..
    ... Um livro pra pensar.. um livro de sensações.. gosto disso
    aquele livro que te faz viver a intensidade de emoções diversas..
    te faz pensar... te faz chorar.. que mexe com você e faça você lembrar dele por muito tempo..

    ResponderExcluir
  5. Que graça essa capa, mesmo.
    Parece um livro tão calmo, tão romântico...
    Apaixonei KKKK mesmo
    Ah, estou seguindo você agora. *-*
    Passa lá no meu, e espero que goste como gostei daqui :D

    - vitaminadepimenta.blogspot.com
    @LariCraz_

    ResponderExcluir
  6. Uma resenha muito sensível, só isso nos estimula a ler o livro. Gostei bastante da sinopse e de como vc apresentou a história.
    A capa é fofa, nossa, esse cachorrinho com carinha de pidão *.*
    Assim que possível vou ver se leio.
    Beijos
    Viviane
    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/04/foto-correio-3-novo-conceito-again.html?showComment=1365134694733#c462917712556297065

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro é linda e ele parece muito bem escrito. Não me interessei muito, mas, quem saiba um dia eu leia?
    Ótima resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    Crônicas bem escritas são ótimas de serem lidas e se podem acrescentar um pouco mais de conhecimento e aumento da sensibilidade, ainda melhor.
    Como gosto de animais, essa capa está um charme, adorei!
    Boa sua resenha, transmite seus reais sentimentos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. AMO cronicas!!*-*
    e essa capa... AMO cachorros!!!

    Parabéns pela resenha, transmitiu realmente o seu sentimento!

    ResponderExcluir
  10. De primeira vejo logo a capa, o que passa algo sentimental. Não tenho também o costume de ler crônicas, não sei se me agradaria, mas se isso que você falou foi experiência própria então pode o mesmo acontecer comigo. Deu vontade de ler (:

    ResponderExcluir
  11. A capa me lembra Sempre ao Seu Lado ou Marley e Eu, mas pelo que li a história não é sobre um cãozinho, rsrs. Mas parece ser muito booa!

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de livros de crônicas, pois geralmente a narrativa é mais ágil. Vai sempre direto ao ponto, e mesmo com pouquíssimas páginas nos faz refletir muito. Dica mais do que anotada.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Amei a capa!! Muito fofa! Crônicas não é meu estilo favorito, mas gostei bastante da resenha, parece ser um livro muito sensível e pra te fazer pensar. Acho q vou gostar da leitura!

    ResponderExcluir
  14. Que capa linda!
    Só li um livro de crônicas e gostei bastante, condordo, faz mesmo nos refletir, eu gostei bastante das que eu li.
    Esse livro me interessou bastante! Espero ler, irá para a minha listinha de desejados!!!

    Beijos,Tahis.
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !