Garota Replay, por Tammy Luciano

10 janeiro 2013
Garota ReplayGarota Replay, de Tammy Luciano
Novo Conceito, 144 páginas
Você já pensou em, numa noite qualquer, dar de cara com você? Sim, descobrir que neste mundo há outra pessoa exatamente igual a você, igual, não; outra você. Este é só p começo da revolução na vida de Thizi. A garota carioca, alto-astral e sorriso largo, começa a perceber que sua vida tem segredos. Ela teria uma irmã gêmea? Estaria sofrendo alucinações? Thizi não tinha a menor ideia de como enfrentar as traições do namorado, o distanciamento dos pais, os comentários das pessoas e a vida bagunçada por tantos acontecimentos. Quando achou que já tinha perdido mais do que poderia, seu melhor amigo decide se afastar, pelo bem dos dois. Agora, Thizi precisa descobrir detalhes sobre seu passado, salvar uma amizade, descobrir seu grande amor e gritar para si mesma: O que significa a Garota Replay? No final, muitas perguntas serão respondidas... Mas da maneira mais surpreendente possível.
Thizi é uma garota mergulhada em problemas, o namorado Tadeu a trai, o amigo Tito de muito tempo que sempre tentou lhe alertar está chateado com ela por não dar valor no que ele diz. É após Tadeu dar um soco em Tito, e levar o amigo Gabiru a um grave acidente que tudo começa a revirar. Em uma noitezinha qualquer ela dá de cara com ela mesma, quem seria a outra Thizi?
Comprei esse livro para poder tirar a minha própria conclusão, de todas as resenhas que lia este foi um livro onde opiniões divergiam grandemente, então decidi ler. Para começar não gostei da personagem principal, eu que sempre tenho uma amizade com os principais ainda mais quando são narrados por eles mesmos (em primeira pessoa). Thizi se mostrou ser uma garota fútil, e apesar de sua idade ser mais ou menos uns 18, via a garota com 15 anos de idade. Para piorar não consegui entender como uma pessoa sendo traída por seu namorado não consegue dá um chega, um basta numa situação que não ajuda nenhum dos dois.
Acredito que o que tenha salvo minha leitura fora Tito, o amigo dela. O garoto tem que ser de ouro para ser o melhor amigo dela. Uma personalidade doce, compreensiva que me agradou bastante. Parecia aqueles príncipes retirado de algum conto de fada.
Apesar de ter acabado o livro em um dia (enquanto resolvia minha situação na escola, pegava ônibus e esperava minha irmã liberar meu teclado), a leitura não foi de toda leve. No início senti tudo muito cansativo e cheguei a fechar o livro por duas vezes, toda a história da garota replay estava muito enrolada, um fala, fala e não chega a ponto nenhum.
Achei a personagem um tanto sem personalidade também, ora afirmava uma coisa ora outra o que me confundiu muito (eu já tenho uma mente confusa! rsrs). Senti a leitura fluir bem no final do livro, naquelas últimas páginas, mais ou menos; quando Thizi finalmente parece ter um pouco de maturidade
Cheguei a contrariar até mesmo os nomes dos personagens: Thizi, Tito e Tadeu. Por que tudo com "T"? Mas no final vi um proposito, mesmo que pequeno deu uma aliviada. 
Retirei uma coisa do livro, uma música de Norah Roberts que agora fará parte da minha playlist do ano. E por falar em música devo ressaltar mais algo, há no livro constantes citações em inglês onde eu sempre ficava "boiando" (como dizemos por aqui), por não saber a tradução, geralmente tem no pé da folha, só teve um no finalzinho do livro e nem era a respeito de alguma citação em inglês.
Lamento dizer que por não ter sido uma leitura agradável, pois todo o drama me lembrou a novela Malhação, não vou poder recomendar. A capa acho fofa, a diagramação estava ótima para leitura noturna com o papel mais amareladinho, não tinha nenhum detalhe especial dentro do livro, apenas o básico. Mas me lembro de uma coisa, como o Gabriel Rezende costuma dizer "Nem tudo agrada a gregos e troianos!", então se mesmo após a minha resenha você ficou curioso, dê uma chance a sua opinião.

13 comentários:

  1. Esse foi um livro que eu não gostei muito, ele não é tão ruim e nem tão bom.
    Como você disse, lembra muito "Malhação" hahaha.
    Amei a sua resenha!

    bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    adorei a resenha, parece ser um livro bem divertido!
    Adorei a resenha e fiquei curiosa!
    A tempo que vi esse livro, mas eu achei essa capa meia estranha!
    Talvez se fosse pra comprar pela capa iria ser uma das minhas últimas opções! Mas vou dar uma chance para a estória, vai para a minha listinha!

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aaai, sei lá! Não é a primeira resenha negativa que vejo do livro mas, nutro um grande afeto por ele. Nunca li nem nada, -gosto da proposta, da capa - e saber que muitos não gostaram dele, só me dá mais motivos para lê-lo. Sim! Eu sou anormal. kkkk'
    Obrigado por me citar na resenha e parabéns pela resenha. Soube argumentar muito bem o seu ponto de vista negativo em relação ao livro. Parabéns!!
    Beijos.
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!

    Agora no fim do ano, queria ler um livro fininho, leitura rápida, ai peguei esse livro. Te falo, rapidinho desisti e deixei ele para depois... Infelizmente a leitura não fluía, ai eu desisti... deixei ele para depois, bem triste. Espero pegar ele um dia para saber como termina. A sua resenha está ótima!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Também li Garota Replay, achei mediano, não é tal ruim, mas também não é uma maravilha, realmente o que salva é o Tito, e assim como você a leitura também me prendeu apenas no final. Mas é tudo questão de gosto né, muitos ama, outros não, mas vale a pena dar uma chance =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro é não gostei muito. Espera que a história fosse melhor.
    Achei Thizi sem graça, além de confusa e tbm concordo, ela não te personalidade própria. Achei ela infantil e o livro me deixou confusa em algumas partes.
    Gostei da resenha.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel, vc tmbm entrou pro time dos que não gostaram de GR né?
    Como vc mesma disse, este livro dividiu mesmo as opiniões. Eu, apesar dos pesares, gostei dele.
    Um dos pontos que concordo plenamente é quanto a questão da maturidade da Thizy, realmente ela parece ter 15 ao invés de 20 e tantos como diz no livro. Mas no fim, achei que esta questão da infatilidade dela foi a grande sacada da autora, já que o livro fala sobre autoconhecimento.
    Tá certo que a autora deixou isso bem sutil, mas se prestarmos bastante atenção vemos que o tema é exatamente este, daí descobrindo isso, tudo se encaixa.
    É, não chega a ser um livro ótimo, mas ruim tmbm não foi, pelo menos pra mim. Uma pena que vc não curtiu.
    Bjão querida.

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu estava com vontade de ler esse livro mais agora ela diminuiu :( A cada dia que passa estou lendo mais resenhas negativas , é isso esta fazendo com que eu deixe o livro de lado mais concordo com você que a capa é fofa , mais capa não é tudo ! Beijos .

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  9. Parece um livro bem jovial, para adolescentes, a capa transparece isso. Adorei sua resenha, e pelo que você disse, concordo com seu ponto de vista. E comparando-o com Malhação consegue acabar com qualquer expectativa né? haha

    ResponderExcluir
  10. Me indicaram este livro uma vez quando perguntei lá no face qual livro me indicariam para ler(nacional) e me indicaram este.Mas depois de ler esta resenha,resolvi que não irei ler(kkkk).Primeiro eu não gosto de malhação e segundo depois da sua resenha não me interessei nem um pouco por ele.Valeu pela sua resenha,me tirou uma duvida(kkkkk).

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  11. tenho vontade de ler esse livro, parece ser bem divertido , juvenil!!

    ResponderExcluir
  12. Raquel, vc sabe bem minha opinião sobre a obra né?
    Pois bem, só tenho a dizer que amei, adorei sua opinião e resenha tão sincera.
    O livro tinha a pegada pra ser uma história leve e muito legal, mas não sei onde esse fio foi perdido, infelizmente.
    A arte gráfica está linda mesmo, nisso concordo, mas enfim...
    Parabéns pela resenha novamente e beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da sua resenha, mas não me interessei pelo livro. Parece ser um enredo que podia ser incrível e acaba sendo decepcionante! Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !