Paixão e Liberdade, por Flavia Cristina Simonelli

15 novembro 2012
Paixão e Liberdade, de Flavia Cristina Simonelli  

Novos Talentos, 180 páginas (Parceria)
Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro desconcerto. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, com ambições artísticas, e que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Um romance arrebatador, para prendê-lo da primeira até a última linha.

Duas amigas que não se veem a vinte anos marcam de se encontrar, quer dizer, Camila marca de se encontrar com Isabel para um desabafo, e um pedido de socorro, um conselho. A história é bem crível, ainda mais porque na narrativa não temos nada de fantasioso. Todo o livro é narrado por Isabel e alguns tópicos que contam o passado de Camila como se estivéssemos vendo um filme do que lhe aconteceu pela vida.
São duas pessoas completamente comuns; Camila era excelente em seu cargo em uma empresa de cosméticos, mas algumas situações a fizeram sair da empresa e ir para bem longe do passado; buscando uma forma de recomeçar ela segue para um cidadezinha pequena na Europa e lá ganha a chance de começar de novo, ela conhece Anna uma sabia parteira. Camila aprende muitas coisas com Anna, ensinamentos que nos faz pensar bastante sobre a vida.
Isabel é uma simples mulher que mora com sua filha, a menina filha do falecido marido que ela teve de cuidar sozinha. Mas ainda assim tentou dar mais uma chance ao coração e se casou novamente, o que terminou em divorcio.  Isabel é sonhadora o que me deixou bastante curiosa. Quando surgiu Fabrizio , um artista, fiquei numa curiosidade imensa de saber o que a autora havia reservado, um homem bastante confuso, com suas frases enigmáticas deixando Isabel e o leitor confusos. Mas eram levantados questionamentos que colocavam a prova minhas crenças.
Demorei um pouco terminar este livro, acho que comentei com vocês. E a resenha também demorou porque eu simplesmente não sabia como colocar em palavras o que a leitura havia me proporcionado (e ainda não sei como fazer isso). A leitura foi um pouco cansativa, meu ritmo estava bastante lento o que deu uma empacada básica, mas gostei muito do livro, no final era como se não tivesse acabado, como se um pingo estivesse fora do lugar, me vi tão surpresa que o livro ficou ali aberto por uns quinze minutos. As vezes a estória é tão marcada que ficamos angustiados de saber que rumo ela tomará, foi isso que aconteceu comigo.
Um estória bastante original, duas vidas diferentes e ambas procurando a mesma coisa Paixão e Liberdade. Desde quando comecei a ler o livro que procurei uma relação para o nome, e quem ler irá ver na hora. O livro é muito bom, recomendo para todas as idades, uma leitura que leva a reflexão, um romance que nos faz querer conversar com os personagens. Por vários momentos quis dizer a Camila que era o melhor a fazer (esta frase cairia em várias situações da personagem). Vou embora antes que encha mais esta resenha, e fiquem atentos que teremos sorteio dele em breve.

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Raquel! Já li Paixão e Liberdade e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, mas acredito que deve ser bom (amo livros da Novo Conceito, rs). Entretanto, não me interessei em lê-lo agora...
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa!
    Muito perfeita!

    Adorei conhecer seu blog!
    Seguindo!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li este livro, porém pela resenha da para ver que é um livro muito bom, gostei muito, além disso a capa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Já li Paixão e Liberdade e Ausência, ambos da Flávia e foram livros que ensinaram muito sobre a vida!

    ResponderExcluir
  6. A Flávia me enviou o livro para leitura e estou muito curiosa para lê-lo. Parabéns pela resenha o livro parece ser realmente bom.

    http://www.elasabemtudo.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!;D
    Li o livro e gostei muito.O li super rápido,pois estava mega curiosa para lê-lo.Já tinha lido três resenhas antes de lê-lo.
    Paixão e Liberdade,é um livro recomendadíssimo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Preciso dar um tempo de tudo sobrenatural que estou lendo e embarcar numa ''aventura'' leve como essa. Sou louco por este livro, adoro a capa simples e já ouvi vários comentários positivos.
    Sua resenha está ótima, pena que não gostou Taaaaaaanto...
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !