João e Maria, por Marcos Bulzara

28 julho 2012

João e Maria, de Marcos Bulzara e Ana Paula Bergamasco
Todas as Falas, 192 páginas (Parceria)
O que você escolheria: o Amor ou a Razão? Maria é bonita, estudiosa, avessa à badalação e tradicional. João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock. Ela jamais se aventurou numa paixão. Ele já naufragou pelos mares de um amor fulminante. Eles mão têm nada em comum. Mas foram feitos um para o outro.
Viviane - Cinza  \ Raquel - Preto
O livro de Marcos e da Ana foi tão leve que me fez lê-lo em poucos dias. Uma leitura gostosa que fluiu rapidamente. E cá pra nós: Dizem que as melhores leituras são aquelas demoradas que ficamos dias apreciando e enrolando nas palavras, mas eu gosto daquelas diretas e carregadas de sentimentos que nos fazem pensar muito após a leitura. Isso que aconteceu com este livro.
A história se inicia quando Maria vê João pela primeira vez, ela fica simplesmente encantada por sua voz e pelo seu sorriso. E desde esse momento Maria começa a se apaixonar por ele.  
Maria uma moça delicada e focada nos estudos, quieta, discreta de uma personalidade forte. A moça com uma irmã popular que seu passa tempo parece ser atazanar sua paciência, já que ela tem um papo aberto com a mãe e as vezes é chamada atenção acha que a irmã esconde algo, ou simplesmente quer abalar a cabeça da mãe das duas.
Maria é uma garota super estudiosa, tímida e considerada sem-graça por sua irmã que é o oposto dela, ao contrario do João que é um cara super descolado, vocalista de uma banda de rock (a Polirock).
João um garoto seguro de si, com uma forte história mista de amor e mentira e um sonho: que ser cantor de rock. Ele junto com amigos acabam ficando famosos após ganhar um concurso de televisão. Quem diria que a Polirock seria tão reconhecida e ganharia tantos fãs.
O livro é narrado em primeira pessoa, durante a leitura acompanhamos o desenrolar do mesmo fato sob o ponto de vista de cada um dos personagens principais, os capítulos narrados de forma alternados são o ponto forte do livro.
Uma paixão platônica da parte de Maria por João, ele domina seus sonhos, os seus mais antigos sonhos. Mas quando Pedro chega, de uma forma inesperada primeiro amigo, depois namorado as coisas parecem mudar. O problema é que Pedro é amigo de João, e apesar do desejo de fazer Pedro feliz e poder viver amando aquele querido homem tão perfeito. Meleca! 
A capa do livro é linda, tenho que dizer que foi a primeira coisa que me chamou a atenção para o livro. (confesso, compro muitos livros pela capa).
Com João por perto ficava cada vez mais difícil. Um amor impossível, como pessoas diferentes: um descolado e uma quase “nerd”. Cenas improváveis, encontros e desencontros, entre olhares e disfarces, Maria e João guardam esse sentimento com medo de magoarem Pedro ou a si mesmos. 
O que eu achei muito interessante foi que o personagem feminino foi escrito pela autora, Ana Paula e o masculino,João, pelo autor Marcos , achei muito legal isso.João e Maria é um romance contemporâneo muito fofo, muito bem escrito e todos que tiverem a oportunidade devem ler, deem uma chance a literatura nacional.
Concordo com a opinião acima! Agradecemos Marcos pela parceria e carinho, amamos o livro, e leitores, um aviso! Tem um exemplar desse sobrando, alguém sabe o que vamos fazer com ele?!      

16 comentários:

  1. Adorei a resenhas lindas! Quero muito ler esse livro. Concordo com você Vivi, a capa é muito linda!!!! *-*
    Vou ficar ligada no blog para participar do sorteio! ^^

    Beijokas
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro é perfeita *-* Fico babando ameiii a forma como vocês resenham *-*
    parabéns viu?
    Beijos!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei bem legal esse estilo de resenha. Eu nunca vi, mas ficou realmente interessante. Se puderem, continuem assim e vão se aperfeiçoando, pois acredito que vale a pena investir nisso se vocês estiverem dispostas.
    Abraço.
    http://www.instintodeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tmbm nunca tinha visto uma resenha assim, parabéns pela criatividade!
    Bjoo.
    :D

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido falar no livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Concordo com você que os autores brasileiros devem ser valorizados e sempre que tenho oportunidade leio livros dos novos escritores nacionais que vêm apresentando obras de grande qualidade. Esse livro parece ser bem interessante e espero pode ler muito em breve.

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é linda *-*
    Só pela sua resenha já imagino a fofura desse livro rsrs
    Louca para ler \o
    Beijos*
    http://brunnavieeira.blogspot.com.br/
    http://bvartesanatos.blogspot.com.br/2012/08/um-super-sorteio-para-voce-o.html

    ResponderExcluir
  7. Owwwn amei *-* eu queroooo! e a capa é linda tmb!!

    leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Cara muito fofo, eu não leria por causa do titulo, achei que era alguma alusão a joão e maria, o clássico. Amo histórias assim. Querooo

    www.twilightbrasilfanfics.com/blog

    ResponderExcluir
  9. Ei meninas
    Realmente a capa é linda!
    E a forma como fizeram a resenha ficou fácil de identificar o que poderemos esperar do livro, estou bem curiosa e quero muito ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, o livro é bem teen, e conheço o autor desde o livro "O arquiteto do esquecimento" um livro muito bom por sinal... Desde que ouvi comentários sobre esse livro fiquei bem curiosa, e como você disse ele é bem leve, do tipo que da para distrair a mente ^-^ Quero muuito ele *-*

    ResponderExcluir
  11. :D Muito legal a resenha. Esse tipo de livro me lembra os livros que leio para me "desapegar" das séries de livros, mas que acabam tendo mas tendo mais peso do que um simples livro passa tempo. Fiquei muito interessada em saber como se desenrola a história, será que João e Maria terminarão juntos? Parece uma história muito fofa, então fico na torcida. *-*

    ResponderExcluir
  12. nossa essa capa é ótima, mal espero pra ganhar de vocês esse livro pela promoção.

    Nome de seguidor: Fellipe Freire
    e-mail: fellipefreire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Também compro muitos livros pela capa, mas esse parece ter tanto uma capa bonita, quanto um conteudo bom. Adoro histórias de amores *--*

    Otima resenha!

    beijos, Lê

    ResponderExcluir
  14. Sou do tipo que julga o livro pela capa, eu nao o compraria, mas quando li a sinopse e a resenha me encante pelos personagens. Concerteza ese livro vai estar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  15. A capa é linda! E a história parece ser bem interessante, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  16. A estória parece bem romântica, eu li o livro O Arquiteto do Esquecimento deste autor e é pura emoção, acredito que ele leve em consideração o mesmo estilo neste livro, muita emoção, muito sentimento.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !