Xadrez, por Fabiane Ribeiro

31 maio 2012

Xadrez, de Fabiane Ribeiro
Multifoco, 384 páginas (Book Tour)
Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.
Uma palavra para esse livro: Magnífico!
O livro se passa no período após a Segunda Guerra Mundial, onde Anny é apenas uma garota de oito anos que não conhece nada além de sua casa e algumas pessoas que trabalham nela. Seus pais como forma de protegê-la de um perigo que eles mesmos criaram a prendem em seu próprio mundo e a deixam sob os cuidados de sua professora, senhorita Jane. Lá, obrigada a fazer serviços e sofrendo mundo, Anny aprende a viver apenas com seu jogo de Xadrez e com as pequenas coisas que acontecem. Os dias passam e ela conhece algumas pessoas novas e um universo dentro de seu coração. O universo xadrez.
“Quando a gente arrisca, a gente perde a razão por uma fração de segundos, mas, quando a gente não arrisca, a gente perde a razão de existir.” (Página 239)
O livro que é escrito em terceira pessoa. A história é fantástica e traz uma lição muito valiosa no final. É contagiante em todos os momentos, porque ao mesmo tempo em que você fica com dó de Anny você vê que ela, sozinha, consegue superar seus obstáculos e mudar as coisas ruins que a atingem. Tornando o mundo, talvez, um pouco mais parecido com a oitava cor do arco-íris. - quem ler vai saber exatamente por que.
Indico esse livro para todos vocês, ele lhe prende do inicio ao fim. Uma maravilhosa semana para todos, recheadas de boas leituras. 

2 comentários:

  1. Olá!!!

    Nossa! Esse livro parece ser maravilhoso!! *o*
    Adoro estórias que envolve pontos de história, fiquei super afim de conhecer!


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Queria muito ler esse livro. Vocês sabiam que vai mudar a capa? Não sei como vai ficar, mas o lançamento do livro com a nova capa vai ser no dia 12 de agosto na bienal (eu acho). A Fabi vai estar lá! *-*

    Beijos
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !