Jogos Vorazes, por Suzanne Collins

01 maio 2012
Jogos Vorazes, Vol. #1 Trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Rocco, 400 páginas
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
A historia se passa em Panem uma nação formada por 12 distritos comandada pela capital, mas eles sabem que as pessoas não ficam muito contentes com as condições em que são obrigadas a viver e para que a revolta delas não ocorra a capital submete todo ano dois tributos de cada distrito, sendo uma garota e um garoto a partir dos 12 anos de idade para o anual Jogos Vorazes. Este é o primeiro ano de Prim, a irmã de Katniss e para a surpresa de todos seu nome foi sorteado, para evitar que sua irmã morra Kat se oferece no lugar dela.

Mas esses jogos, como ela já havia previsto não eram nada fáceis, os jovens tem de lutar um contra o outro e apenas um sai vivo desta competição louca. Será Kat capaz de vencer esses jogos? Ela aprendera que para vencer não será necessário apenas força e esperteza, mas também será necessário carisma e simpatia, ate mesmo mentiras.
“Então , ouço a voz do lendário locutor, Claudius Templesmith, retumbar ao meu redor.- Senhoras e senhores, esta aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes!” (Página 162)
Que este livro prende o leitor não tenha duvidas, mas por quê? A historia de Kat é cativante, ainda mais porque ela é a narradora. E como não se encantar com a capa do livro?

Imagino como seria se isso fosse realmente verdade, ver crianças morrendo e viver nas condições impostas por uma capital. Gostei bastante da forma que ela descrevia os personagens, como nos informou sobre cada um. Ver suas dificuldade, como ela se arrisca para que sua irmã e mãe tenham uma boa vida, o mesmo vale para o seu amigo Gale, que fazia dupla com ela para o mesmo fim.

O evento, se é que posso chamar assim, parecia o BBB uma coisa chamativa que não leva a coisa nenhuma a não ser a revolta dos distritos.

Kat tinha que lidar não apenas com os problemas familiares (a perda do pai, a briga com a mãe), mas também com o fato de como seria vista pelos outros. As jogadas utilizadas pelo seu mentor Haymitch, e seu companheiro Peeta – nossa demorei falar de Peeta – são um tanto quanto baixas, mas como ganhar um jogo sujo sendo limpo?

O problema foi que Peeta não estava jogando quando disse que estava apaixonado por ela. Como agir sendo você mesma sem magoar os sentimentos de outros? Será que ela sentia o mesmo, ou estava apenas jogando?

As mesmas questões que ela levanta você se questiona, mas o impossível é não se apaixonar por Peeta o filho do padeiro que desde pequeno parece ser seu amigo.

Acho que já falei demais, espero que não tenha soltado tantos spoilers, não é legal contar demais e aproveitem a resenha que ela da mais 4 vezes no formulário da promoção.


17 comentários:

  1. ótima resenha!
    eu amoooooo esse livro, é um de meus favoritos.
    E tbm amo o filme!!

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    @lostgirlygirl

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha.
    Muito legal o livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Como disse em um comentário, adorei seu blog e também a forma que você escreve as resenhas, fala bastante, mas não fala de demais! Gostei mesmo.
    Sou louca pra ler Jogos Vorazes, tenho para mim que é um livro muito emocionante e cheio de aventuras, sem contar o fato de ser um universo distópico, então a gente sempre fica imaginando como seria se fosse na vida real?
    Apesar de não ter lido o livro tenho quase certeza que serei Teen Peeta, não sei porque mas... KKKKKK'
    Quero muito ler o livro antes de ver o filme que também promete ser muito legal!

    BejoBejo ;*
    @julyfrancys
    Colunista do Blog: Acordei com Vontade de Ler

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, Quel! como eu já previa, aumentou a minha vontade de ler esse livro. :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parecer ser muito bom, ainda não o li, mas quero ler muito xDD
    eu tb tenho um blog de animes e mangás: umomt.blogspot.com ^^ AAA e parabéns pelo blog, adorei a resenha...

    ResponderExcluir
  6. adorei a resenha, quero ler esse livro logooo *---*

    ResponderExcluir
  7. AHHH- Depois dessa resenha so me deu mais vontade de ler o livro!
    Parabéns pelo texto, irei acompanhar as proximas resenhas!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, estou mais ansioso ainda para ler o livro!

    ResponderExcluir
  9. Adoroo esse livro! Participando da promoção!! Sorte para mim!

    Thais Verde| pansy4ever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha.
    bom por todas resenhas que li realmente eu acho que esse livro é maravilhoso. e sua resenha não deixo a desejar!
    muito bom mesmo sua resenha ^^

    ResponderExcluir
  11. Estou super ansiosa pra ler Jogos Vorazes!!!! Todo mundo fala bem do livro, preciso formar minha opinião!!! A cada resenha que leio minha vontade aumenta.

    ResponderExcluir
  12. Sempre vejo as pessoas (e agora você também) comentando o quanto esse livro é bom. Está na minha lista no skoob mas ainda nao consegui ler. Gostei do filme e espero ler logo o livro também #)

    ResponderExcluir
  13. Paixão eterna pelo filme, então imagina o livro, minhas amigas tá tudo querendo comprar só que aqui na minha cidade não acha. ):

    ResponderExcluir
  14. Ah, caramba, quase todo mundo já leu isso, só falta eu! -qq
    Mas realmente parece ser um ótimo livro. Li diversas e variadas resenhas sobre a série completa, e as criticas positivas me atraíram muito mesmo, além do sucesso que o livro fez mundo a fora.
    Tratar de um mundo praticamente pós-apocalíptico, onde tudo é controlado por um centro impassível e desumano até os ossos. Estou sonhando com esse livro!
    Espero que toda essa expectativa não atrapalhe quando eu for ler. xD

    ResponderExcluir
  15. Tá aí um dos livros que eu mais quero ler, todos que leram falaram que é ótimo, que a história prende. Quero muito ler esse livro, e as resenhas só me deixam com mais vontade de ler ele.

    ResponderExcluir
  16. Esta ai um livro que ainda não li e sim assisti primeiro(kkkkk).O filme ate que foi bom,mas esperava mais dele.O que talvez com a leitura do livro me traga.

    Parabéns pela resenha.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !