Água para Elefantes, por Sara Gruen

27 novembro 2011

Água para ElefantesÁgua para Elefantes, de Sara Gruen
Arqueiro, 272 páginas
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
É uma romance de Sara Gruen, com uma linguagem simples e bem dinâmica, a autora conta a história de Jacob Jankowski. Um idoso de 93 ou 90 anos (nem mesmo ele sabe a sua idade ao certo) que está morando em um asilo. Através de suas memórias o leitor vai conhecendo um pouco da vida de um homem que lutou para sobreviver na época da Grande Depressão dos Estados Unidos.
Em um verão Jacob perde seus pais em um acidente de carro e se vê sozinho em um mundo sem destino certo. Sua única alternativa no momento é entrar para o circo. Um lugar onde só há diversão! Correto? Não! Não é bem assim... No circo dos Irmãos  Benzini, O Maior Espetáculo da Terra, Jacob descobre aprender a lidar com as mudanças de humor de August, com o autoritarismo de Tio Al e com seus próprios sentimentos sobre Marlena, a esposa de August.
É no circo que Jacob aprende o que é amor. Primeiro ele se apaixona por Marlena e depois por Rosie, uma elefanta que entra em sua vida para mostrar que tudo tem jeito. Que no final da luta há o sucesso e para alcançar o objetivo é necessário persistência.
O final do livro é surpreendente! Não imaginava que o fim seria daquela forma. Na realidade não foi o fim, mas sim o começo de uma nova fase da vida, talvez a última ou não, por que ninguém sabe o que o futuro nos reserva. Apenas que é necessário dar valor a vida e cada momento que tem!
Água para Elefantes é um lindo livro e merece ser lido! Pegue carona no trem dos Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra, e se emocione com a leitura!
Obrigada Nayana Brito, eu estive muito ocupada e sem tempo para ler os livros ela que preparou a resenha para mim, obrigada por preparar esta resenha para mim.

9 comentários:

  1. Oiii Seguindo o blog, grupo Blogueiras Amigas faceb...
    seguidora Érica Ribeiro » Blog
    www.ericaribeiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro! Eu fiquei com medo das fãs pequenas do Robert Pattinson lerem esse livro, porque há crueldade com animais e cenas de sexo bem implícitas... Eu chorei nesse livro, torçi para a Marlene e o Jacob ficarem juntos e que a Rosie fosse tratada com respeito, como o Jacob faz. É um livro emocionante e que deve ser lido mesmo. A Sara Gruen é uma das minhas escritoras favoritas! :)
    Adorei a resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Todos dizem que é bom, mas como você viu eu não li mas a resenha me deixou curiosa e seu comentário também. Acho que tenho algum preconceitinho com o Robert por isso não quis ler também. Obriaga as duas beijos.

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar desse livro, mas não li ainda. Beijos, beijos. Seguindo! ;)

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga me falou maravilhas dele.
    Beijos obrigada

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti o filme, mas como eu sei que os livros são sempre melhores que o filme, estou aguardando uma oportunidade de comprar esse livro, tenho algumas amigas que já leram e acharam surpreendente super fofo, lindo e único, eu quero muito ler ele, ah mais uma coisa a resenha ficou super legal até deu mais ainda vontade de ler. Eu e minha amiga Emily Lins que também participa deste blog, na escola quando dá um tempinho a gente começa a conversar sobre livros e num tem quem pare haha sempre falando de livros diferentes.
    Parabéns mesmo o blog esta muito bom, e suas resenhas estão bem explicadas.

    ResponderExcluir
  8. Vi o filme 2 vezes e achei lindo! Imagino o livro, que é sempre melhor, que emoções trará! Quero ler sim, embora prefira sempre ver o filme depois. Nesse caso a inversão vale a pena. Uma história de amor e determinação, com valores e uma linda lição.

    ResponderExcluir
  9. Assisti o filme e gostei bastante, tenho um grande curiosidade por ler o livro que é sempre mais detalhado.

    Adorei o blog de verdade.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre !